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Para saber mais sobre Antroposofia acesse o site
da Sociedade Antroposófica
do Brasil em www.sab.org.br.

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ESPECIALIDADES

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ACONSELHAMENTO BIOGRÁFICO

O QUE É?

O Aconselhamento Biográfico é um processo de autoconhecimento através da revisão e ordenação da biografia, com base nas Leis Biográficas descritas por Rudolf Steiner. Essa leitura permite compreender os ritmos da vida humana e seus processos de crise, comuns a todos nós. Traz uma abordagem sistêmica para a observação do indivíduo e das relações e indicado a pessoas que estejam vivendo uma fase de crise.

 

PARA QUEM?

Mães e pais: resgate dos fundamentos de visão e ação na maternidade ou paternidade, através de crenças, autolimitações e valores construídos no decorrer da vida. Essa leitura permite o desbloqueio e diminuição da pressão causada pela diferença entre mãe e pai idealizados e aqueles que podem ser efetivamente.

Casais que atravessam fases de crise, mas que desejam continuar juntos e unidos: resgate das biografias individuais e da biografia do casal.

Pessoas em crises de autorrealização profissional: um percurso biográfico trará o resgate de talentos, habilidades e sonhos, permitindo traçar novos caminhos que realmente levarão a um trabalho com propósito, alinhado com sua verdadeira missão de vida.

 

Pacientes de doenças crônicas que percebam a doença como uma dor de alma expressa em seu corpo físico: a jornada auxilia na compreensão dos seus significados a partir de sua biografia, abrindo oportunidades de autodesenvolvimento.

FACILITADORA

Ana Maria Marg

DANÇA MATERNA

O QUE É?

Projeto de atenção integral à mãe e ao bebê, desde a gestação até os três anos de vida. A aula para Mães e Bebês de Colo e Engatinhantes, mais do que propor que se coloque um bebê no sling e saia dançando, traz um olhar para a experiência estética vivenciada pela mãe e pelo bebê, para os cuidados com a mulher no pós-parto e com o bebê, sob os aspectos físicos, emocionais, do vínculo com sua mãe e da interação e das brincadeiras entre ele e os outros bebês. O contexto é considerado em toda sua complexidade e e delicadeza e o momento da dança é o auge nesta teia de sentidos e relações.

Além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho. As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida. Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada. As mães têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês.

 

QUANDO COMEÇAR
A partir de 1 mês para quem teve parto normal e a partir de 1 mês e meio, se foi cesariana.

 

O QUE USAR/ LEVAR?

Roupa leve e confortável para a prática de alongamento (short, calça, etc). Se você tiver, leve seu carregador de bebê  (sling, wrap, etc). Se não tiver não se preocupe, a professora tem tanto para emprestar, quanto para vender

Se usa canguru, pode levar e se preferir pode usá-lo, ou experimentar um sling ou wrap, que são mais adequados à acomodação e organização corporal do bebê.

Mochilinhas tipo Sampachila, Mochilik e outras são indicadas para bebês a partir de 6 meses.

Se você tem dúvidas, ou está tendo alguma dificuldade em colocar seu bebê no carregador, não se preocupe, esta orientação também faz parte da aula.

PROFISSIONAL

Pâmela Morimoto

DOULA

O QUE É?

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres na gestação, parto e pós-parto.

Acompanhar uma mulher e toda a família durante a gestação são oportunidades para levar o casal a se aprofundarem nas emoções que esta experiência proporciona, identificando, acolhendo e transformando medos, inseguranças e dúvidas; em coragem, confiança, clareza e consciência.

A doula ajuda a mulher a se conectar da forma mais profunda com sua essência feminina e seu poder criador, além de oferecer informações sobre Concepção, Gestação, Nascimento, Amamentação e Infância para que tenha recursos para fazer escolhas conscientes. 

Durante toda a gestação, a doula e a gestante estabelecem um vínculo verdadeiro para que durante o trabalho de parto as duas possam dançar, cantar, chorar, rir, conversar e constar que o amor é o elemento essencial para a mulher parir!

PROFISSIONAIS

Pâmela Morimoto

Sandra Sisla

Vânia Alvez

EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL

O QUE É?

Uma boa preparação durante a gestação consiste em: 

- informações precisas e claras passadas por profissionais de saúde;

- entendimento, por parte do casal, de aspectos que vão além do físico, como medos, traumas, inseguranças que podem afetar a gestação, o parto e o puerpério;

- preparação corporal para o parto com exercícios, massagem perineal, alongamentos, respiração.

- atividades artísticas (aquarela) e vivências corporais (dança materna)

 

Essa proposta é realizada no Curso de Preparação para o Parto Inspirado na Antroposofia, em quatro encontros semestrais.

 

O curso foi pensado seguindo os conceitos da Antroposofia e da Ciência do Início da Vida. Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, enxergou o ser humano de forma trimembrada, fazendo uma distinção entre os aspectos neurossensoriais, rítmicos e metabólicos do homem. Da mesma forma, o curso de gestante do Espaço Ita Wegman foi dividido também em três partes, uma destinada ao PENSAR, outra ao SENTIR e uma terceira que trata do QUERER.

Na parte destinada ao PENSAR, são trabalhados assuntos técnicos importantes ligados à gestação, ao trabalho de parto, ao puerpério, à amamentação e à recepção do recém-nascido, com uma participação especial do pediatra antroposófico José Agop.

O SENTIR é apresentado através de abordagens artísticas que possam inspirar as gestantes e os casais (trabalhos manuais com lã, aquarela).

E no QUERER, o grupo é convidado a fazer práticas corporais que trazem uma consciência e a força do querer, da vontade interna da gestante (dança, massagem, canto, vocalizações).

 

PARA QUEM?

Mulheres e casais tentantes ou que já estejam esperando por um bebê em qualquer fase da gestação.

 

PROFISSIONAIS

Ana Maria Lambert

Pamela Morimoto

Drª Priscila Raposo Do Amaral Manuchaguian
Sandra Sisla

Vânia Alve

ENDOCRINOLOGIA INFANTIL

O QUE É?

Diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalam desde o período neonatal até o final da adolescência. Dentre as alterações hormonais estão:

- puberdade precoce;

- diabetes;

- baixa estatura;

- pubarca precoce;

- obesidade  infantil;

- hipotireoidismo;

- hipertireoidismo.

 

Essas disfunções determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação.

 

PARA QUEM?

Crianças e adolescentes com suspeita de disfunções hormonais.

 

PROFISSIONAL

Drª Paola Roberta Górios

FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA

O QUE É?

Orientações e práticas sobre o corpo na gestação, preparação para o trabalho de parto e pós-parto. A fisioterapia obstétrica pode ser realizada em consultas individualmente ou em grupo, com várias gestantes.

A fisioterapia osbtétrica consiste na percepção do corpo com exercícios perineais, massagem, epino (dispositivo de treinamento do assoalho pélvico e da vagina para o parto) e cuidados no pós-parto.

 

Durante as sessões são realizados alongamentos, posturas, massagens, respiração, movimentos para uma boa dinâmica de bacia, rebozzo, posições de alívio e para o trabalho de parto.

 

PROFISSIONAL

Sandra Sisla

FONOAUDIOLOGIA

O QUE É?

O atendimento conta com prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos as`pectos fonoaudiológicos. São tratadas as crianças com questões de atraso de desenvolvimento de fala e linguagem, com dificuldade na deglutição (vinculado ao uso de aparelho ortodôntico), gagueira, trocas de fonemas (na fala e na escrita). Além de crianças, pode-se atender adultos que buscam melhorar sua projeção vocal, articulação, desejam falar em público e que apresentam sintomas como rouquidão e gagueira.

 

PARA QUEM?

Crianças e adultos​

FACILITADORA

Vanessa Cristina Serra

GINÁSTICA HOLÍSTICA – MÉTODO EHRENFRIED

O QUE É?

Método de trabalho corporal que atua em três níveis: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico. Foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994). Através da sensibilização e da tomada de consciência, a Ginástica Holística® conduz o aluno a uma melhor utilização do seu potencial perceptivo, sensorial e motor, e a uma atitude corporal harmônica. Agindo simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribui para melhorar todas as funções do indivíduo na sua unidade psicossomática.

Na rigorosa abordagem médica do método: os movimentos propostos levam sempre em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas; os exercícios solicitam o corpo na sua globalidade e não se restringem ao reforço muscular segmentar; os alunos experimentam gestos complexos e inabituais que solicitam a imaginação, o potencial lúdico e, consequentemente, exigem respostas neuromusculares renovadas.

 

INDICAÇÕES

Utilizada nas áreas de Reumatologia, Ortopedia, Neurologia, problemas de postura, disfunções osteomioarticulares, entre outras.

Na gravidez e no pós-parto, para que o corpo possa se adaptar às diversas alterações de respiração e peso destes períodos.

Para crianças, como uma proposta preventiva e lúdica para que se desenvolvam integralmente e com prazer.

Idosos atuando principalmente na melhora do equilíbrio.

Em práticas artísticas que exijam precisão, flexibilidade e harmonia (como o canto, a dança, a música etc), como atividade complementar.

Para quem deseja sentir-se "em forma" através de um trabalho corporal individualizado e rigoroso que respeite o ritmo e os limites pessoais, desenvolvendo o potencial de cada um.

 

SESSÕES

As sessões são individualizadas. Na primeira sessão será realizada uma avaliação postural detalhada e a partir dai elaborado o tratamento. Os movimentos não são mostrados, mas descritos com precisão, oralmente. O ritmo suficientemente lento dos movimentos é entrecortado por tempos de pausa. Estes momentos de repouso favorecem a tomada de consciência e a análise das sensações individuais. Ao longo de cada sessão é abordado o relaxamento ativo, a boa colocação ósteo-articular e a tonificação muscular.

As transformações do aparelho locomotor se estendem aos órgãos internos, a partir do efeito normalizador da nova atitude corporal e da respiração sobre todas as grandes funções do organismo.

 

PROFISSIONAL

Fátima Minucelli Cechinel Martins

GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA e ANTROPOSOFIA

O QUE É?

Atendimento que percebe a mulher desde a sua concepção, considerando a forma que foi gerada, seu nascimento, sua infância, adolescência até chegar a vida adulta. Os nossos profissionais utilizam os conhecimentos antroposóficos e a medicina tradicional para atender a mulher de forma plena e integral, possibilitando uma vida mais saudável e feliz.

Atendimento a adolescentes, mulheres e casais que tentam engravidar, a gestantes e a mulheres na menopausa. Sempre com muito acolhimento e entusiasmo.

GINECOLOGISTA

Drª Priscila Raposo do Amaral Manuchaguian

NUTROLOGIA

O QUE É?

A Nutrologia é a especialidade médica que tem como foco estudar os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, visando a manutenção da saúde, redução de risco de doenças.

 

O aprendizado teórico demonstra que a grande maioria das doenças da idade adulta pode ser evitada com mudanças de estilo de vida, mudanças que não se restringem somente à alimentação.

 

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

NUTRÓLOGA

Drª Eliana Benites

PSICOLOGIA INFANTIL

O QUE É?

A menininha de cinco anos chega ao consultório orgulhosa falando sobre sua conquista em se apresentar na ginástica artística. Conta o que aconteceu nos últimos dias, escolhe um jogo e começa a brincar. A escolha do jogo nunca é aleatória. A criança sempre vai preferir um jogo que tenha relação com a queixa que traz. Os pequenos, assim como nós adultos, têm um “eu” curador que sabe o que é melhor pra eles. É como se na hora de escolher um jogo a criança ouvisse uma vozinha interna e a seguisse sem questionar. E é na brincadeira que muitas questões aparecem. Depois da brincadeira, vem uma história e logo em seguida é hora pintar. Dessa e de outras formas lúdicas, conseguimos ouvir o que vive na criança, sem que ela precise contar em palavras.

 

O Psicólogo Infantil é a pessoa que vai proporcionar à criança um ambiente de confiança, caloroso e acolhedor para que ela possa se sentir à vontade para identificar seus sentimentos, preocupações e problemas que estão ocasionando determinados tipos de comportamentos ou sensações.

 

Isso pode ser feito de diversas maneiras, dependendo da linha terapêutica que o Psicólogo seguir. Tudo isso respeitando cada fase da criança, compreendendo que algumas vezes melhorar não é fácil, leva um certo tempo (embora muitas crianças sejam mais flexíveis a estas mudanças) e requer o envolvimento de todos que estão a sua volta, principalmente, família e escola.

Com a criança nós sempre damos um passo pra trás e vemos o todo. Ela pode estar espelhando, refletindo coisas que fazem parte da vida dela em casa, com amigos, com os colegas. Às vezes, os pais estão passando por uma fase de muita briga, a um passo de uma separação, mas nunca disseram isso abertamente para a criança. Não importa, a criança sente e acaba tendo alguns comportamentos que refletem esse desacordo, essa desarmonia que ela está vivendo em casa. O essencial de tudo isso é acolher e respeitar o momento ou a dificuldade desta criança e desta família. Respeitar que esta criança não é um adulto em miniatura e, sim um ser em desenvolvimento e na fase mais importante de toda a sua vida.

Em momentos de crises, os pais devem ajudar seus filhos, mostrar a  eles que não estão sozinhos. Para isso, é importante escutar sem interrupções a fala da criança, deixar que conte tudo o que sente em relação àquilo que estão vivendo, explicar que não deve ter vergonha de determinados sentimentos, como o medo, por exemplo. E acima de tudo não julgar o pequeno. Estas características, entre outras, podem aparecer em qualquer criança e serem normais. O importante é não tirar conclusões precipitadas, mas sim observar se persistem e por quanto tempo.

PSICÓLOGA

Alessandra Ferreira

RESPIRAÇÃO BIOFLOW

O QUE É?

A Respiração Bioflow é uma técnica de transformação pessoal desenvolvida pela francesa Fanny Van Laere a partir de suas vivências e experiências com técnicas de autoconhecimento, em particular com o acompanhamento e estudo do trabalho do criador da Respiração de Renascimento - Rebirthing - Leonard Orr.

 

Ao trabalhar durante mais de 20 anos com Orr, Fanny desenvolveu um olhar peculiar sobre a técnica de Respiração Circular, sobretudo sobre bloqueios e distúrbios respiratórios que surgiam nas sessões de respiração, e seu Ciclo Energético.

Através de sessões onde se aprende a respirar de forma conectada e consciente é possível observar de forma atenta os registros de memórias que governam nossa vida de forma subconsciente, tanto físico como emocional. Desta forma, damos a oportunidade de rever o nosso comportamento inconsciente e escolher um caminho melhor e mais saudável para nossas vidas, com mais responsabilidade e consciência emocional.

 

Com um protocolo estruturado de como e porquê corrigir tais distúrbios no processo da sessão, Fanny vem formando profissionais que atuam na melhoria da qualidade de vida de todos os interessados, ministrando workshops e divulgando a técnica, através de vídeos, textos e livros.

 

A Respiração Bioflow pode auxiliar a:

- Melhorar a integração física, emocional e mental;

- Aumentar nossa consciência de atitudes e emoções;

- Melhorar sua relação com você mesmo e outras pessoas;

- Lidar de forma mais consciente com traumas e bloqueios emocionais;

- Remover ou compreender crenças e padrões limitantes que bloqueiam nossa vida.

PROFISSIONAL

Francisco Masuda

YOGA para GESTANTES

O QUE É?

A gravidez é um momento de grandes transformações. A prática de Yoga contribui na adaptação às mudanças, no equilíbrio emocional e no despertar a sabedoria corporal para o momento de dar a luz e para a jornada de maternar. Durante as aulas são utilizadas posturas e exercícios de parto ativo, técnicas de respiração e relaxamento que integram corpo e mente.

 

Como toda gestante tem sua individualidade e seu momento de vida, é necessária uma consulta prévia com a professora. Nessa consulta, é montado um programa de exercícios. As aulas são realizadas em grupos, o que proporciona uma rica troca de experiências com outras gestantes, respeitando-se sempre a individualidade de cada mulher.

 

QUANDO COMEÇAR?

A Yoga pode ser praticada desde a descoberta da gravidez ou a partir do interesse da gestante, até mesmo após o parto. Não é necessária nenhuma experiência prévia. A participação do pai é altamente recomendável, pois aumenta a segurança da mãe e cria vínculo ainda maior com o bebê.

 

O QUE USAR E COMO SE PREPARAR?

Ir com roupa leve e confortável para a prática de alongamento (short, calça, etc). A prática nunca deve ser feita com o estômago cheio, contudo, gestantes não devem ficar com o estômago vazio (para evitar a queda de pressão), assim, é recomendável a ingestão de algo leve (sopa, suco, frutas ou vitamina) cerca de meia hora antes da prática. 

 

DIAS E HORÁRIOS​

Toda 3ª Feira, das 8h30 às 9h30

PROFISSIONAIS

Josiane Zarouk

Pâmela Morimoto

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