verde.jpg

especialidades

circulo_vermelho_edited.png
verde.jpg
crayons-1445053_1920.jpg

Avaliação Neuropsicológica Infantil

Cada criança é um ser único com suas potencialidades, sua luz e assim deve ser olhada e cuidada, com amor, independentemente do diagnóstico que apresente.

 

Por outro lado, entender que ela pode ter questões de déficits de atenção, transtornos de aprendizagem ou outro diagnóstico é respeitar a criança e a família. Quando a criança é olhada com muito cuidado e profissionalismo e diagnosticada corretamente não está sendo dado um rótulo a ela, mas dando a oportunidade para que viva melhor no ambiente escolar, em casa e com os amigos.

 

Uma conversa com um psicólogo é um ponto de partida para que esta família seja ouvida, acolhida e orientada nas suas posturas. Às vezes, os pais não entende o comportamento agressivo do filho e ficam se culpando, imaginando que algo fizeram de errado.

 

Essa conversa é também um balizador para que a escola tenha segurança para lidar e acolher as dificuldades dessa criança.

 

E é, especialmente, um ponto de partida para que esta criança possa desenvolver habilidades que a impediam de fluir. Geralmente, as crianças com alguma questão como déficit ou transtorno, descritas acima, acabam sendo chamadas de preguiçosas por não conseguirem fazer a lição, bagunceiras por não darem conta de organizar seus materiais ou de não conseguirem, em momento algum, se concentrar nas aulas ou nos momentos das lições de casa. E, isso sim é rótulo!

 

Falar de diagnósticos não significa que vamos potencializar ou olhar somente para o que falta. Significa cuidar, orientar, acolher e proporcionar qualidade de vida para todos os envolvidos.

 

A avaliação neuropsicológica auxilia médicos, escola e família no processo diagnóstico de transtornos e dificuldades como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem entre outros.

 

Facilitadora Alessandra da Silva Ferreira

 
mulher_ponte_edited.jpg

Aconselhamento biográfico

O QUE É?

O Aconselhamento Biográfico é um processo de autoconhecimento através da revisão e ordenação da biografia, com base nas Leis Biográficas descritas por Rudolf Steiner. Essa leitura permite compreender os ritmos da vida humana e seus processos de crise, comuns a todos nós. Traz uma abordagem sistêmica para a observação do indivíduo e das relações e indicado a pessoas que estejam vivendo uma fase de crise.

 

PARA QUEM?

Mães e pais: resgate dos fundamentos de visão e ação na maternidade ou paternidade, através de crenças, autolimitações e valores construídos no decorrer da vida. Essa leitura permite o desbloqueio e diminuição da pressão causada pela diferença entre mãe e pai idealizados e aqueles que podem ser efetivamente.

 

Casais que atravessam fases de crise, mas que desejam continuar juntos e unidos: resgate das biografias individuais e da biografia do casal.

 

Pessoas em crises de autorrealização profissional: um percurso biográfico trará o resgate de talentos, habilidades e sonhos, permitindo traçar novos caminhos que realmente levarão a um trabalho com propósito, alinhado com sua verdadeira missão de vida.

 

Pacientes de doenças crônicas que percebam a doença como uma dor de alma expressa em seu corpo físico: a jornada auxilia na compreensão dos seus significados a partir de sua biografia, abrindo oportunidades de autodesenvolvimento.

 

Facilitadora Ana Cristina Marg

 
 
WhatsApp Image 2022-02-11 at 13.35.49.jpeg

Acupuntura

Acupuntura - É a aplicação de agulhas (super finas) em pontos situados nos canais de energia do corpo.

Esses canais estão diretamente ligados aos órgãos internos, que quando há algum desequilíbrio, manifestam-se através dos tecidos correspondentes.

 

A acupuntura proporciona equilíbrio do organismo, reduz o estresse e ansiedade, alivia a dor, melhora o funcionamento dos órgãos, melhora a qualidade do sono e traz bem estar.

 

Além das agulhas, também podem ser aplicadas a moxabustão, ventosaterapia, guasha e auriculoacupuntura, com os mesmos objetivos.

 

 

Facilitadora Renata Michishita

drenagem

Drenagem Linfática

É uma massagem terapêutica superficial que ajuda a drenar os líquidos e toxinas excedentes no corpo. Pode ser aplicada tanto em casos de retenção de líquido, como em gestantes e após cirurgias.

É uma técnica que além de trazer alívio por eliminar o inchaço, também ajuda a desintoxicar o organismo, traz sensação de bem estar e relaxamento, e reduz medidas (por eliminar o líquido acumulado).

No caso de pós cirurgia, acelera a recuperação do paciente.

 

Facilitadora Renata Michishita

 
 
doula.jpeg

Doula

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres na gestação, parto e pós-parto.
Acompanhar uma mulher e toda a família durante a gestação são oportunidades para levar o casal a se aprofundarem nas emoções que esta experiência proporciona, identificando, acolhendo e transformando medos, inseguranças e dúvidas; em coragem, confiança, clareza e consciência.
A doula ajuda a mulher a se conectar da forma mais profunda com sua essência feminina e seu poder criador, além de oferecer informações sobre Concepção, Gestação, Nascimento, Amamentação e Infância para que tenha recursos para fazer escolhas conscientes. 
Durante toda a gestação, a doula e a gestante estabelecem um vínculo verdadeiro para que durante o trabalho de parto as duas possam dançar, cantar, chorar, rir, conversar e constar que o amor é o elemento essencial para a mulher parir!

trampoline_edited.jpg

Endocrinologia Infantil

O QUE É?

Diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalam desde o período neonatal até o final da adolescência. Dentre as alterações hormonais estão:

- puberdade precoce;

- diabetes;

- baixa estatura;

- pubarca precoce;

- obesidade  infantil;

- hipotireoidismo;

- hipertireoidismo.

 

Essas disfunções determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação.

 

PARA QUEM?

Crianças e adolescentes com suspeita de disfunções hormonais.

 

Facilitadora Drª Paola Roberta Górios

 
fisioterapia-em-portugal.jpeg

Fisioterapia 

O profissional da fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas.

No processo fisioterapêutico, esse profissional está habilitado a realizar o diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, desenvolvendo competências e habilidades inerentes ao seu perfil profissional com responsabilidade, ética e autonomia.

Facilitadora Fátima Cechinel

 
kids-1093758_1920.jpg

Fonoaudiologia

O QUE É?

O atendimento conta com prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos as`pectos fonoaudiológicos. São tratadas as crianças com questões de atraso de desenvolvimento de fala e linguagem, com dificuldade na deglutição (vinculado ao uso de aparelho ortodôntico), gagueira, trocas de fonemas (na fala e na escrita). Além de crianças, pode-se atender adultos que buscam melhorar sua projeção vocal, articulação, desejam falar em público e que apresentam sintomas como rouquidão e gagueira.

 

PARA QUEM?

Crianças e adultos

 

Facilitadora Vanessa Cristina Serra

 
pregnant_yoga_edited.jpg

Fisioterapia Obstétrica

Orientações e práticas sobre o corpo na gestação, preparação para o trabalho de parto e pós-parto. A fisioterapia obstétrica pode ser realizada em consultas individualmente ou em grupo, com várias gestantes.
A fisioterapia osbtétrica consiste na percepção do corpo com exercícios perineais, massagem, epino (dispositivo de treinamento do assoalho pélvico e da vagina para o parto) e cuidados no pós-parto.
Durante as sessões são realizados alongamentos, posturas, massagens, respiração, movimentos para uma boa dinâmica de bacia, rebozzo, posições de alívio e para o trabalho de parto.

 
especialidade_1_edited.jpg

Ginástica Holística

O QUE É?

Método de trabalho corporal que atua em três níveis: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico. Foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994). Através da sensibilização e da tomada de consciência, a Ginástica Holística® conduz o aluno a uma melhor utilização do seu potencial perceptivo, sensorial e motor, e a uma atitude corporal harmônica. Agindo simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribui para melhorar todas as funções do indivíduo na sua unidade psicossomática.

Na rigorosa abordagem médica do método: os movimentos propostos levam sempre em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas; os exercícios solicitam o corpo na sua globalidade e não se restringem ao reforço muscular segmentar; os alunos experimentam gestos complexos e inabituais que solicitam a imaginação, o potencial lúdico e, consequentemente, exigem respostas neuromusculares renovadas.

 

INDICAÇÕES

Utilizada nas áreas de Reumatologia, Ortopedia, Neurologia, problemas de postura, disfunções osteomioarticulares, entre outras.

Na gravidez e no pós-parto, para que o corpo possa se adaptar às diversas alterações de respiração e peso destes períodos.

Para crianças, como uma proposta preventiva e lúdica para que se desenvolvam integralmente e com prazer.

Idosos atuando principalmente na melhora do equilíbrio.

Em práticas artísticas que exijam precisão, flexibilidade e harmonia (como o canto, a dança, a música etc), como atividade complementar.

Para quem deseja sentir-se "em forma" através de um trabalho corporal individualizado e rigoroso que respeite o ritmo e os limites pessoais, desenvolvendo o potencial de cada um.

 

SESSÕES

As sessões são individualizadas. Na primeira sessão será realizada uma avaliação postural detalhada e a partir dai elaborado o tratamento. Os movimentos não são mostrados, mas descritos com precisão, oralmente. O ritmo suficientemente lento dos movimentos é entrecortado por tempos de pausa. Estes momentos de repouso favorecem a tomada de consciência e a análise das sensações individuais. Ao longo de cada sessão é abordado o relaxamento ativo, a boa colocação ósteo-articular e a tonificação muscular.

 

As transformações do aparelho locomotor se estendem aos órgãos internos, a partir do efeito normalizador da nova atitude corporal e da respiração sobre todas as grandes funções do organismo.

 

Facilitadora Fátima Minucelli Cechinel Martins

WhatsApp Image 2022-02-15 at 18.04.18 (1).jpeg

Ginecologia e Obstetrícia

Atendimento à mulher em todas as fases da vida.

 

Desde a infância quando apresenta queixas de corrimento, prurido, a primeira menstruação, os primeiros ciclos, é importante a adolescente se familiarizar, entender o que está acontecendo e saber lidar com as transformações do corpo nesse período da vida.

 

Na fase seguinte, orientação para anticoncepção e evitar uma gravidez indesejada com métodos adequados.

 

Mas se o desejo for da maternidade, auxiliar na fase pré concepção e no preparo “do ninho” para receber um novo ser pensando no corpo, mente e espírito.

 

Cuidados e acompanhamento pré natal inspirado na antroposofia em parceria com enfermeira obstetra, fisioterapeuta, acupuntura, doula e pediatra buscando um parto humanizado e que o nascimento seja com muito respeito.

 

A mulher precisa também de acompanhamento anual para exames de rotina e rastreamento para detecção inicial de alguma patologia e tratamento precoce.

 

Na fase mais madura é preciso cuidados no climatério e menopausa para alívio dos sintomas e envelhecimento saudável.

 

Facilitadora Priscila Raposo do Amaral Manuchaguian

 
 
IMG_1399.JPG

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que tem como foco estudar os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, visando a manutenção da saúde, redução de risco de doenças. 
O aprendizado teórico demonstra que a grande maioria das doenças da idade adulta pode ser evitada com mudanças de estilo de vida, mudanças que não se restringem somente à alimentação. 
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

 

Facilitadora Eliana Benites

 
DSC_0213.jpeg

Orientação à mães e pais baseado em Psicologia e Antroposofia

Muitas vezes, os pais não vêem a necessidade de acompanhamento psicoterápico para a criança ou o adolescente, mas, sentem a necessidade de entender o que está acontecendo com seu filho (a) naquele momento.

 

A Orientação tem como objetivo compreender a fase de vida que a criança ou adolescente está vivendo e, muito mais que fornecer receitas prontas de como agir, é construir juntos a melhor forma de conduzir as situações com coragem e amor, livre de julgamentos.

 

Facilitadora Alessandra da Silva Ferreira

 
WhatsApp Image 2022-02-15 at 17.26.03.jpeg

Parto Humanizado

Parto humanizado é o tipo de assistência que a gestante recebe na hora de parir seu bebê.

 

Não tem relação com a via de parto, isto é, pode ser normal ou cesárea, na banheira, na banqueta, deitada ou de cócoras, na posição que a mulher se sentir bem. Pode ou não ser utilizada analgesia, pode ser hospitalar, domiciar ou em casa de parto.

 

É deixar a fisiologia do corpo agir e evitar intervenções médicas desnecessárias, sempre se guiando por evidências científicas de qualidade.

 

 A equipe amparando, às vezes só está ali se precisar, mas sempre atenta.

 

As decisões são compartilhadas, as possibilidades são expostas e a gestante é a protagonista de seu parto, suas escolhas são ouvidas e respeitadas.

 

Após o nascimento ocorre o contato pele a pele na primeira hora de vida (hora de ouro) aumentando a conexão mãe e bebê. É estimulada a amamentação e aguardamos alguns minutos para o clampeamento do cordão que geralmente é realizado pelo pai.

 

Vantagens para a mãe é um parto com menor chance de complicações, e com recuperação mais rápida. Maior satisfação, conforto e apoio.

 

Para o bebê, menor stress, menos medicações, nascer com ambiente com calma, tranquilidade, harmonia, respeito e maior vínculo.

 
 
pediatria.jpg

Pediatria ampliada pela Medicina Antroposófica

Cuidar dos bebês, crianças e adolescentes de forma integral e humanizada é a essência da Pediatria Antroposófica. No Espaço Ita Wegman isso é feito pela combinação de várias ações: medicamentos antroposóficos, medicamentos alopáticos, terapias corporais visando a saúde física e mental de toda a família.

Facilitador José Agop Manuchaguian

846dbaf3-81ad-4fc0-89fd-f1ffb16ae0a4.jpeg

Psicoterapia para Adultos

Encontrar-se! A fase em que estaremos na maior parte da vida merece ser cuidada com carinho. A psicoterapia para os adultos é conduzida de forma que a pessoa busque autoconhecimento e fortalecimento no âmbito pessoal, profissional, conjugal e familiar.  Promove o equilíbrio e a harmonia entre a criança e o jovem que fomos com os impactos no momento atual, funciona como uma lanterna em meio aos processos escuros da nossa caminhada.

 

Facilitadora Tatiana Ratti

 
IMG_6759.jpeg

Psicoterapia Infantil e Adolescentes

Os atendimentos acontecem em ambiente acolhedor e lúdico, individualmente com a criança ou o adolescente. Levando em consideração a família e a escola (quando necessário), durante as sessões de feedback que acontecem ao longo do processo terapêutico, com uma escuta atenta e amorosa, construindo juntos um caminho de aprendizado e trocas, sem julgamentos, no processo de educação e evolução desta criança ou adolescente.

Não se trata de corrigir ou consertar atitudes e comportamentos imediatamente, tampouco, focar nos erros que cometemos com olhar julgador, trata-se de construir caminhos juntos, transformar o nosso olhar para as possibilidades de aprendizado que temos em cada atitude e em cada encontro que temos em nossas relações interpessoais.

 

Facilitadora Alessandra da Silva Ferreira

 
IMG_0937.jpeg

Respiração Bioflow

A Respiração Bioflow é uma técnica de transformação pessoal desenvolvida pela francesa Fanny Van Laere a partir de suas vivências e experiências com técnicas de autoconhecimento, em particular com o acompanhamento e estudo do trabalho do criador da Respiração de Renascimento - Rebirthing - Leonard Orr. 
Ao trabalhar durante mais de 20 anos com Orr, Fanny desenvolveu um olhar peculiar sobre a técnica de Respiração Circular, sobretudo sobre bloqueios e distúrbios respiratórios que surgiam nas sessões de respiração, e seu Ciclo Energético.
Através de sessões onde se aprende a respirar de forma conectada e consciente é possível observar de forma atenta os registros de memórias que governam nossa vida de forma subconsciente, tanto físico como emocional. Desta forma, damos a oportunidade de rever o nosso comportamento inconsciente e escolher um caminho melhor e mais saudável para nossas vidas, com mais responsabilidade e consciência emocional.
Com um protocolo estruturado de como e porquê corrigir tais distúrbios no processo da sessão, Fanny vem formando profissionais que atuam na melhoria da qualidade de vida de todos os interessados, ministrando workshops e divulgando a técnica, através de vídeos, textos e livros.

A Respiração Bioflow pode auxiliar a:
- Melhorar a integração física, emocional e mental;
- Aumentar nossa consciência de atitudes e emoções;
- Melhorar sua relação com você mesmo e outras pessoas;
- Lidar de forma mais consciente com traumas e bloqueios emocionais;
- Remover ou compreender crenças e padrões limitantes que bloqueiam nossa vida.

 

Facilitador Francisco Masuda

 
Image-1.jpg

RPG - Reeducação Postural Global

Tratamento que cuida do corpo de forma global, ou seja, trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo.

 

Através de exercícios que alongam e fortalecem cadeias musculares,  proporcionam consciência corporal da postura correta, alinhamento articular e alívio da dor.

 

Indicação: dores nas costas, como as lombalgias, dorsalgias e cervicalgias, dores no ciático, hérnias de disco, escolioses, hiperlordoses e hipersifoses, posturas ruins e outros.

 

Facilitadoras Fátima Cechinel e Renata Michishita

 
shiatsu.jpeg

Shiatsu

É uma massagem terapêutica profunda capaz de alcançar toda a musculatura, através da pressão com os dedos.

Tem a finalidade de trazer o equilíbrio muscular, alinhamento articular, melhorar a postura, aliviar a dor, e também reequilibrar os canais de energia do corpo.

Essa técnica ajuda a combater a ansiedade, tensão, distúrbios do sono, o estresse físico, emocional e energético.

 

Facilitadora Renata Michishita

 
IMG_1398.JPG

Thetahealing

Thetahealing: é uma técnica de cura energética que foi criada por Vianna Stibal há mais de 20 anos e atua em nível físico, mental, emocional e espiritual. O objetivo é ajudar indivíduos na identificação e mudanças de crenças/padrões bloqueadores. A técnica é realizada por meio da onda cerebral Theta e nos ensina de maneira simples e profunda a perceber e liberar essas crenças/padrões que nos limitam e nos impedem de vivermos toda a nossa potência. Com essa técnica podemos trazer da fonte criadora, sentimentos que nosso inconsciente ainda não conhece. Isso e denominado de Download. Portanto, é como se atualizassemos / intalassemos um novo programa, trazendo ao nosso sistema crenças mais fortalecedoras do que aquelas que tínhamos anteriormente. Sendo assim, passaremos a conhecer padrões que nos movimentarão em direção ao Bem Maior.

 

Facilitadora Tatiana Ratti