Época de Micael

Atualizado: 26 de Set de 2018


Alessandra Ferreira | Psicóloga Infantil

Estamos na época de MICAEL. No dia 29 de setembro, próximo sábado, comemoramos o dia Micael e a época do Arcanjo se perpetua pelas próximas quatro semanas. A data é muito especial para a ANTROPOSOFIA. Nas escolas de pedagogia Waldorf, as crianças voltam pra casa com pedras consideradas “preciosas”. As chamadas PEDRAS DA CORAGEM. As crianças guardaram essas pedrinhas com todo carinho. Elas sabem que, quem as encontra, conquista força e coragem para enfrentar seus medos.

Para nós, adultos, vale refletir sobre a imagem de Micael dominando o DRAGÃO. Inspirados por essa imagem, devemos buscar força e coragem para dominar nossos próprios dragões externos e internos e ter em mente que temos como tarefas plantar essa semente da coragem nas crianças e cuidar dela todos os dias.


Quando são muito pequenos, cuidamos e protegemos nossos filhos. Evitamos muito barulho, lugares movimentados demais, garantirmos um ambiente seguro e saudável. Quando estão crescendo, acompanhamos no processo do ANDAR, proporcionamos o livre movimento e deixamos a criança ficar em pé pelo próprio mérito dela.


Só que a criança vai ficando mais ousada e busca mais espaço para si. É nesse ponto que eu quero chegar. Tenho observado que muitos adultos acabam, mesmo sem querer, colocando MEDO nas crianças. O adulto rapidamente diz:

- Não vai aí porque tem um mostro.

- Cuidado! Ali mora um homem muito mau.

- Se comporta! Esse médico tem injeção pra quem não obedece.


A lista de frases é longa. No fundo, o adulto busca evitar que a criança fique em perigo. A intenção pode ser boa, mas o resultado da ação é desastroso. NUNCA se deve colocar medo nas crianças. Quando os pais, avós, tios, cuidadores agem dessa forma, acabam reagindo pelo seu próprio medo.


O adulto pensa que vai afastar a criança da situação, mas o que acontece de fato não é isso. A criança que é corajosa, que é pura e destemida, pode ter seus impulsos naturais enfraquecidos.


O que devemos fazer é AGIR COM VERDADE com a criança. NÃO INVENTAR HISTÓRIAS para causar medo nelas. Sugiro também que olhemos para nós mesmos e tentemos identificar como anda o nosso impulso da coragem.


Essa é uma boa época de PEDIR AJUDA A MICAEL!

258 visualizações

Rua Professora Celina Sampaio, 44  |  Vila São Francisco  |  São Paulo - SP  |  (11) 3718-0209

espacoitawegman.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Para saber mais sobre Antroposofia acesse o site
da Sociedade Antroposófica
do Brasil em www.sab.org.br.

2018 © Lancelot Comunicação