top of page

O que as crianças aprendem enquanto cozinham?

Atualizado: 12 de dez. de 2018


Alessandra Ferreira | Psicóloga Infantil

Provavelmente, você já se incomodou com a “bagunça” dos seus filhos. A desorganização do quarto, das roupas espalhadas, a mochila, a falta de organização na hora da lição.


A organização e o planejamento é algo que precisa ser ensinado. São habilidades que as crianças adquirem com o tempo. É importante que nós, pais, tenhamos clareza de que essa função é nossa. E é fundamental que tenhamos paciência, persistência e ritmo.


Várias dicas podem ajudar nesse processo, mas gostaria de passar uma que as crianças vão adorar.


Meu convite agora é pra você:

- Que tal irmos pra cozinha?


O ato de preparar algo, uma refeição, por exemplo, exige dedicação. Então que tal convidar a criança para que planeje junto conosco uma receita para o dia seguinte?


Esse processo já mostra para a criança que precisamos nos preparar com antecedência. Pensar antes, planejar, comprar os ingredientes, se necessário, e organizar tudo. No dia seguinte, vem o processo propriamente dito. Observar que a receita segue uma ordem, tem certas quantidades. Cada etapa tem que ser feita no seu tempo.


Durante a execução da receita é importante ir limpando a mesa ou a pia, porque a bagunça atrapalha o desenrolar do processo. Lembrando que a criança aprende por imitação.


Por fim, ver o resultado de um trabalho bem feito e organizado. Pais e filhos podem conversar sobre todo o processo, o que aprenderam nessa jornada. E, é claro, se deliciarem com a produção.

O caminho pode começar a ser trilhado na cozinha e que depois ser levado para todos os momentos da criança: lição de casa, organização da mochila, arrumação do quarto...


Boa arrumação :)

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page