top of page

Ideias para o fim das férias


Alessandra Ferreira | Psicóloga Infantil


Já estamos nas últimas semanas de férias, imagino o quanto as crianças já aproveitaram! Passeios, brincadeiras, jogos, cinema…

Será que ainda restam ideias para divertir a criançada?


Sempre falo sobre a importância de diminuir o contato das crianças com os eletrônicos (TV, videogames, tablets, celulares, etc). Quando há exagero a criança perde a oportunidade de desfrutar da natureza e se divertir com as brincadeiras que são tão importantes para o desenvolvimento infantil.


Entretanto, quando diminuímos os eletrônicos precisamos oferecer outras possibilidades para que os pequenos não fiquem entediados. E foi por isso que pensei em compartilhar algumas sugestões para este finalzinho de férias. Fazemos sempre aqui em casa e as crianças adoram! A ideia é resgatar as várias brincadeiras que estão em nossas memórias, da época em que fomos crianças.


Seguem duas sugestões de como tudo pode começar:


1- Recorte vários papéis e escreva em cada um deles o nome de uma brincadeira. Depois pegue as bexigas e coloque um papel em cada uma e encha de ar. A criança escolhe uma das bexigas e quando estourar, começa a brincar com a sugestão que aparecer!


2- Como não são todas as crianças que gostam de estourar bexigas, outra ideia é construir com os pequenos uma caixa que pode ser chamada de Caixa da Diversão, Caixa de Brincadeiras ou Caixa de Ideia. Enfim, podemos dar vários nomes! O importante aqui é construir esta caixa com a criança, decorar com pintura, enfeites, brilhos, imagens. Dentro dela coloque os papéis e faça o sorteio.


Estas duas alternativas são formas de fazer a criança se envolver com o processo e tornar o momento da brincadeira ainda mais especial.


E o que escrever nos papéis? As crianças gostam de conhecer as histórias de quando éramos pequenos, isso os preenche com uma sensação de pertencimento, contribui para a história do “eu” desta criança.


Além disso, estamos, mais uma vez, falando em construir doces lembranças na vida de nossos filhos, memórias que servirão de base para um adulto criativo e com autoestima positiva.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page