top of page

Volta às aulas 3, 2, 1...


Alessandra Ferreira | Psicóloga Infantil



Ainda estamos no período de férias escolares, mas logo logo as aulas recomeçam e é muito importante já pensarmos neste momento.


Nas férias, as crianças acabam ficando mais livres, a rotina fica mais elástica, a alimentação sofre alterações e o dia é tomado por brincadeiras.

Deixar para retomar a rotina e o envolvimento com a escola na véspera de voltar pra escola, não é a melhor opção.

Por isso, é bom começar a colocar as criança de volta ao ritmo com, pelo menos, uma semana de antecedência. Isso significa, voltar a dormir no horário que garanta as horas de sono necessárias. Nesse ponto, atenção maior para as crianças que estudam de manhã e têm que acordar muito cedo.


A readaptação do corpo físico é fundamental. É preciso também ficar atento aos horários das refeições e retomar os hábitos alimentares mais saudáveis: ter no prato mais verduras, comidas frescas, menos açúcar e processados. Dessa forma, a criança vai entrando no ritmo novamente de forma gradual.


Uma boa dica é envolver as crianças no processo de organização do material escolar. Pedir a ajuda delas para encapar livros e cadernos, etiquetar os materiais, organizar a mochila, reciclar materiais que ainda podem ser utilizados. Em especial, devemos conversar com as crianças sobre a expectativa delas em relação aos amigos de escola.


Esse processo, ajuda a criar uma atmosfera de retorno às aulas. As crianças precisam deixar esse período de férias, de diversão em tempo integral e de regras mais liberadas para voltar ao ritmo normal.


Mas, é claro, o segredo é fazer tudo isso de forma leve, equilibrada, aproveitando este finalzinho de férias!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page