Como lidar com a ansiedade no final da gravidez

Atualizado: 21 de Set de 2018


Drª Priscila R. do Amaral Manuchaguian | Ginecologista Obstétrica e Médica Antroposófica


Recentemente recebi no consultório uma gestante com 39 semanas de gravidez, sem sinal algum de trabalho de parto. Ela estava tranquila mas começou a se contaminar pela ansiedade da família e dos amigos, que perguntavam quase todos os dias quando o bebê iria nascer.


Uma dica que dou para minhas gestantes é para que acrescentem duas semanas ao tempo gestacional real. Por exemplo, se ela estiver com 12 semanas, diga que está de 14. Para os familiares ela estará com 38 semanas, mas na verdade terá entrado na semana de número 40 da gravidez. Isso dará um respiro à futura mãe. Sabemos que é uma preocupação cheia de amor e carinho, mas atrapalha e muito o estado emocional da gestante.


O bebê tem que ser respeitado. Ele virá quando estiver pronto e é ele que irá desencadear as contrações do trabalho de parto. A personalidade desse pequeno ser influencia na sua chegada. Isto é, já na vida intra-uterina o bebê nos mostra um pouco de como será no futuro. Bebês mais tranquilos tendem a demorar mais para nascer, enquanto bebês mais agitados, podem chegar mais cedo.


Preservar o estado emocional da mãe é muito importante. Se ela estiver ansiosa, preocupada, estressada, produzirá adrenalina. Esse hormônio irá percorrer a corrente sanguínea, ultrapassar a barreira placentária e atingir o bebê, podendo levar a vasoconstrição e colocá-lo em risco. O estresse materno é prejudicial ao bebê. Ele é grande vilão. Portanto, aos familiares e amigos, evitem passar suas preocupações às gestantes evitem ligações ou questionamento e CONFIEM.

Para as mulheres grávidas eu digo: coloquem limites e deixem claro que estão sendo bem assistidas. Agradeçam os cuidados, mas deixem claro que, para o bem do próprio bebê, não podem acolher as preocupações das pessoas ao seu redor, por mais próximas e queridas que sejam.

46 visualizações

Rua Professora Celina Sampaio, 44  |  Vila São Francisco  |  São Paulo - SP  |  (11) 3718-0209

espacoitawegman.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Para saber mais sobre Antroposofia acesse o site
da Sociedade Antroposófica
do Brasil em www.sab.org.br.

2018 © Lancelot Comunicação