top of page

Preparando-se para o Advento


Alessandra Ferreira | Psicóloga Infantil


– Amanhã já é Natal? Perguntam ansiosos os pequenos. O amanhã, o ontem, o daqui a 20 dias não faz muito sentido para as crianças menores. Internamente, elas já estão vivendo essa festa, cabe a nós darmos o melhor significado possível a ela.


A época do Advento é de esperança, luz, reflexão e gratidão.


Vivenciar com as crianças cada fase do ano, cada estação e as festas mais importantes, faz com que elas percebam o que acontece a sua volta, se localizem no tempo e no espaço.


Resgatar o real significado do Natal é essencial para a vida de todos. Aproximar as crianças do que é sagrado, de que algo maior, independente da religião ou crença, é trazer segurança, veneração. É despertar a esperança de que sempre virá algo bom! É ensinar a criança esse sentimento de respeito e devoção por algo além do que conseguimos ver.


Advento vem do latim que significa o que está por vir. É a preparação para a chegada do menino Jesus. Uma caminhada feita em quatro domingos. Confeccionar a Coroa do Advento, feita com ramos verdes e com quatro velas, cada uma acesa em um domingo até o Natal. Veja que bela oportunidade preparar este caminho com os pequenos, trazendo histórias e músicas desta época, montar a árvore, o presépio.


Parece um contrassenso. Mas nessa época que deveríamos parar para refletir e nos aproximar do que é sagrado, é justamente a época que não temos um segundo pra nada. Correria para entregar o que ainda precisa ser feito até o final do ano, compras de presentes e comidas, compromissos que se acumulam. As luzes nos roubam de nós mesmos. Mas o desafio é exatamente esse, no meio de tudo isso, admirar solenemente o que importa. Nesse caso, Jesus que chega.


Neste caminho de vida que a Antroposofia tem me proporcionado, aprendi a fazer, de forma muito respeitosa e ao mesmo tempo lúdica, este processo com minhas filhas aqui em casa e gostaria de compartilhar com vocês.


É através da lenda Russa “Os Quatro anjos do Advento” que construímos o nosso presépio, tanto em casa quanto no consultório. A lenda poderá ser contada a cada domingo. Cada domingo, um anjo chega trazendo elementos essenciais para acolher a grande chegada.


Será uma alegria vivenciar este momento com os pequenos, os olhos brilham, a alma se enche de luz e de amor.

Lenda Russa

Muito tempo atrás, os homens viviam no mundo, mas não sabiam construir casas, plantar nem cuidar da terra. Viviam em cavernas onde era escuro, não tinham luz.


Deus, então chamou os Anjos para que trouxessem luz aos quatro cantos do mundo e avisassem aos homens que o Filho de Deus viria.


O primeiro Anjo tinha asas azuis. Foi iluminar as cavernas e as grutas com um raio de luz que o Sol lhe deu. Foi esse raio de luz de sol que ajudou os anões a fazerem pedras coloridas. Esse anjo trouxe a chuva e ela lavou as pedras, encheu os lagos, fez os rios correrem mais depressa.


O segundo Anjo tinha asas verdes. Saiu do céu bem cedinho, mas como voava devagar, chegou na Terra ao entardecer. O raio de luz que esse Anjo trouxe deu cor e perfume às plantas. Ele também ensinou os homens a plantar e a deixar a terra bem fofinha para receber a semente.


O terceiro Anjo tinha as asas amarelas. Ele foi até perto do sol e o sol lhe deu um raio de sua luz para que ele trouxesse até a Terra. Quando ele estava chegando, os animais viram aquela luz e ficaram admirados. O Anjo então explicou que iria nascer uma criança muito especial e que todos deveriam se preparar para recebê-la. Os pássaros fizeram músicas muito bonitas, as borboletas coloriram suas asas, os animais de pelo falaram uns com os outros sobre o acontecimento e o vento espalhou a notícia por todos os cantos.


O quarto Anjo tinha asas vermelhas. Ele queria tanto ajudar os homens que foi logo falar com Deus, não esperou ser chamado. Deus tirou uma luz do seu trono e disse ao Anjo vermelho que colocasse essa luz no coração de cada homem, de cada mulher, de cada criança. Já estava bem perto o dia do nascimento de Jesus.


É por isso que, até hoje, acendemos 4 velas na coroa de Advento, para lembrar os quatro anjos que nos avisaram da chegada do filho de Deus.

1.088 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page